Canabinologia e autismo: a entrevista da Dra. Juliana Bogado à CNN, confira!
Em uma recente entrevista à CNN Brasil, a Dra. Juliana Bogado, médica especialista em canabinoides e coordenadora acadêmica da EndoPure Academy, trouxe à tona o foco na canabinologia e seus potenciais benefícios no tratamento do autismo. Ademais, a especialista também abordou os desafios inerentes a essa medicina.
Estudos recentes sugerem que os canabinoides, substâncias presentes na planta, podem ser úteis no tratamento de alguns sintomas do autismo, como:
- Ansiedade: o canabidiol (CBD) é um canabinoide conhecido por suas propriedades ansiolíticas.
- Insônia: o CBD também pode ajudar a melhorar a qualidade do sono.
- Agressividade: Além disso, o THC, outro canabinoide, pode ser usado em casos de agressividade que não respondem a outros tratamentos.
O que a Dra. Juliana Bogado disse?
Na entrevista à CNN Brasil, a Dra. Bogado ressaltou que, embora promissora, a terapia com canabinoides deve ser usada apenas em casos específicos e sob acompanhamento médico rigoroso.. Ela também enfatizou a necessidade de mais pesquisas para confirmar a segurança e eficácia do tratamento.
Desafios e avanços
Um dos principais desafios no uso de canabinoides para o autismo é a falta de estudos clínicos de grande porte. Além disso, ainda há um certo estigma em torno da planta, o que pode dificultar o acesso ao tratamento para alguns pacientes.
No Brasil, a aprovação da importação de produtos à base de canabidiol pela Anvisa em 2015 e, posteriormente, a regulamentação da venda em farmácias em 2019 representam marcos regulatórios cruciais.
Leia mais
- Evento “Autismo: Inovação Terapêutica com Canabinoide” reúne cerca de 100 pessoas em São Paulo para discutir avanços no tratamento
- “Apto para prescrever canabinoides”: Dra. Juliana Bogado destaca ponto chave do novo curso da EndoPure Academy
O futuro da medicina canabinoide para o autismo
A pesquisa sobre a medicina canabinoide para o autismo ainda está em desenvolvimento, mas os resultados preliminares são promissores. Com mais estudos e maior conhecimento sobre a planta, o tratamento pode se tornar uma ferramenta valiosa para o TEA e na melhoria da qualidade de vida de muitas pessoas.
Para saber mais sobre a EndoPure Academy e o trabalho da Dra. Juliana Bogado, acesse o site: https://endopureacademy.com/
Observação: Este blog é apenas para fins informativos e não deve ser considerado como um substituto para o aconselhamento médico profissional. Portanto, se você está considerando o uso da medicina canabinoide para o autismo, converse com seu médico.
Fontes
Gostou deste post? Deixe seu comentário abaixo e compartilhe com seus amigos!
Respostas