Austism Global Day – I Traveling Workshop

1Pure Brasil patrocina maior evento itinerante sobre autismo do mundo, que terá edições em quatro países, e abre sua programação essa semana nos EUA

Melhorar a saúde e a qualidade de vida do brasileiro, garantindo a disseminação da educação acerca da medicina canabinoide. Esse é um compromisso da 1Pure Brasil. Empenhados nessa missão, a empresa se une ao maior evento itinerante sobre autismo do mundo, o Autism Global Day – I Traveling Workshop, que terá seu primeiro encontro realizado nos dias 19 e 20 de maio de 2023, no Centro de Convenções Hulzega Pavilion, na cidade de Fort Lauderdale, Florida, nos Estados Unidos. O evento acontece de forma presencial e também no formato on-line, com transmissão ao vivo das palestras do segundo dia. Ao longo de 2023 e 2024, ainda serão realizadas edições em Angola, Portugal e Brasil.

Dados do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (Centers for Disease Control and Prevention – CDC, na sigla em inglês), órgão de saúde do governo norte-americano, através da Rede de Monitoramento do Autismo e Deficiências do Desenvolvimento (Autism and Developmental Disabilities Monitoring Network – ADDM), mostram que uma em cada 36 crianças com idade de 8 anos apresenta diagnóstico de transtorno do espectro do autismo (TEA) nos EUA. A instituição é referência mundial nas pesquisas e divulgação de dados sobre pessoas com TEA.

Visto a importância de divulgar informações científicas sobre um tema que afeta tantas pessoas e colaborar na melhoria da qualidade de vida dos diagnosticados com o transtorno, o Grupo EndoPure e a 1Pure Brasil participam do evento, compartilhando importantes experiências no tratamento do TEA através da medicina canabinoide. Autism Global Day – Traveling Workshop é o primeiro evento que se propõe a fazer um tour pelo mundo com informações acessíveis e científicas sobre o autismo e, mais ainda, considerando a cultura e o nível de conhecimento sobre o TEA em cada país por onde passará. O objetivo principal é ampliar a acessibilidade global a informações atualizadas e baseadas em evidências científicas sobre a genética, o diagnóstico e o tratamento do TEA. O valor arrecadado com a realização dos workshops será destinado à construção de centros de assistência terapêutica para pessoas de baixa renda que estão dentro do transtorno do espectro do autismo. A renda dos encontros deste ano, nos quatro países, será direcionada para a construção do centro “Capacitar Para Cuidar”, em Luanda, Angola, na África.

Louise Badaró, Lilian Werneck, Aline Serra e Jefferson Domingues, representantes do Grupo EndoPure no evento

O evento reunirá 10 horas de palestras, 250 participantes de diversas nacionalidades de forma presencial, mais de 5 mil participantes on-line, certificado de participação internacional e um time de profissionais renomados e reconhecidos mundialmente, como o biólogo, professor e pesquisador Alysson Muotri, diretor do Programa de Células-Tronco da Universidade da Califórnia em San Diego. Seu trabalho aborda temas da fronteira da genética e neurociência, como o desenvolvimento de etapas iniciais do sistema nervoso humano usando organoides cerebrais (“minicérebros”) derivados de  células-tronco. Alysson é o biólogo brasileiro com maior número de publicações científicas de alto impacto da atualidade.
Três instituições juntam forças para realizar o Austism Global Day – Traveling Workshop: Eyecontact – Lives Shaped by Autism, do Dr. Carlos Gadia e Grazi Gadia (Weston, Flórida, EUA); IEPSIS – Instituto de Educação e Pesquisa em Saúde e Inclusão Social, sob direção de Emilia Gama (Maceió, Brasil); e Centro de Desenvolvimento Infantil Kuzola Mona, sob direção de Indihara Horta (Angola, África).
O evento é aberto ao público e os interessados podem se inscrever através do site https://iepsis.com.br/2022/12/22/autismglobalday23/. A modalidade presencial tem taxa de inscrição de US$97 dólares. Já a participação on-line, que terá as palestras do dia 20 de maio transmitidas ao vivo, tem taxa de R$247,00 (terceiro lote).


Confira a programação completa (fuso horário na Flórida / EUA: GMT-5):

19 de maio de 2023, sexta-feira

A principal voz do autismo no mundo são as mães de pessoas com TEA
15h30 Abertura com Dr. Gadia e as curadoras
15h45 / 16h15 Dra. Rosana Alvez abre a roda de conversa
16h15 / 17h45 Início da roda de conversa, com moderação de Dra. Erica Grub, Dra. Deborah Kerches, Dra. Luciana Xavier, Dra. Vera Joffe, Dra. Rosana Alves
Abertura da Exposição de Artes e Autism Without Mask
18h / 19h30 Coquetel

20 de maio de 2023, sábado

I PARTE: TEA – Onde estamos, para onde vamos
8h / 8h30
Credenciamento, coffee station
8h30 / 8h40 Abertura com um show artístico
8h45 / 9h55 TEA – mitos, verdades e desafios no mundo – Carlos Gadia, MD
9h45 / 9h55 Perguntas
10h / 11h Práticas baseadas em evidências no TEA – Transtorno do Espectro do Autismo – Erin Lozott, SLP, BCBA-D
11h / 11h10 Perguntas
11h15 / 12h Avaliação e desenvolvimento do comportamento adaptativo em indivíduos com TEA – Dra. Celine Sautier, Ph.D
12h / 12h10 Perguntas
12h15 / 13h30 Almoço

II PARTE: TEA – Para onde vamos
13h30 / 14h30
Diagnóstico precoce e à avaliação do TEA por meio de uma ferramenta baseada em rastreamento ocular objetiva e econômica – Ami Klin, Ph.D
14h30 / 14h40 Perguntas
14h45 / 15h45 TEA e terapia genética – Alysson Muotri
15h45 / 15h55 Perguntas
16h / 16h15 Coffee station
16h15 / 17h15 O poder de emprego – para o indivíduo e para a empresa que o contrata – Marlene Sotelo, EdD, BCBA-D, MT-BC
17h15 / 17h25 Perguntas
17h30 / 18h30 Tudo o que você precisa saber sobre o TOC no Autismo – Dra. Katia Morritz e Dr. Jonathan Hoffman
18h30 / 18h45 Perguntas
19h15 Encerramento

Artigos Relacionados

Respostas