Causa Nobre acolhe famílias atípicas em meio a enchentes no RS: saiba como ajudar
Em meio à tragédia das enchentes que assolam o Rio Grande do Sul, a solidariedade se destaca como um farol de esperança. O projeto Causa Nobre, idealizador do livro “Diário Azul”, transformou a Escola Cara Melada, em Canoas, em um refúgio seguro para famílias com crianças atípicas afetadas pela catástrofe.
O Diário Azul é um projeto desenvolvido pela Causa Nobre, que tem como objetivo trazer luz ao tema do autismo, informar melhor a sociedade, diminuir preconceitos, aumentar a empatia e políticas públicas. Criado por Igor Bueno e Ana Carolina Bueno, o projeto é composto por livros que trazem histórias de autistas, pais, profissionais de saúde e educação, e outros agentes da sociedade, com o intuito de conscientizar e inspirar as pessoas a compreender melhor as necessidades e desafios enfrentados por pessoas autistas.
Agora com as enchentes, o desafio é apoiar as famílias atípicas com espaço seguro. Ana Carolina Rodrigues Bueno, uma das líderes da Causa Nobre, contou em entrevista ao blog EndoPure Academy, como o trabalho é feito com a ajuda de muitos voluntários.
“Além das palestras e seminários que realizamos diariamente, tomamos a iniciativa de criar um espaço em Canoas, na Escola Cara melada, para famílias com crianças atípicas. Atualmente, estamos abrigando 31 pessoas, mas a capacidade é para 70. O local é seguro, confortável e conta com equipe de segurança 24 horas para proteger as famílias. Todos os envolvidos são voluntários.”, relatou.
O espaço, cedido pela prefeitura de Canoas, conta com o apoio de empresas privadas e pessoas físicas que doaram recursos e materiais para garantir o conforto e a segurança das famílias abrigadas. A iniciativa também mobilizou uma rede de profissionais voluntários, incluindo neuropediatra, nutricionista especializada em seletividade alimentar, psicomotricista, psicólogos, psicopedagogos, acompanhantes terapêuticos, fonoaudiólogos e uma advogada para assistência jurídica aos pais.
“Todos esses profissionais, que fazem parte do livro Diário Azul, irão até a escola para atender as famílias. Temos diversos parceiros, mas gostaríamos de destacar a 1Pure e a Endopure, que estão conosco desde o primeiro livro, assim como Aline, Othon, a Dra. Juliana e toda a equipe que sempre nos apoia. Os parceiros do Rio Grande do Sul e de outros estados também estão oferecendo seu trabalho e apoio. Se para nós já é difícil, imagine para essas crianças.”, destacou Ana Carolina.
Como ajudar: doações via PIX e compra do livro “Diário Azul” garantem apoio às famílias afetadas
A Causa Nobre continua recebendo doações para manter o abrigo em funcionamento e garantir o bem-estar das famílias afetadas. As doações podem ser feitas via PIX para o e-mail [email protected]. Além disso, a compra do livro “Diário Azul”, disponível em formato físico e digital, também contribui para a causa, já que o valor arrecadado com as vendas é revertido em doações.
Em tempos de crise, a união e a solidariedade se mostram mais importantes do que nunca. A iniciativa da Causa Nobre é um exemplo inspirador de como a sociedade civil pode se mobilizar para amparar os mais vulneráveis e construir um futuro mais justo e solidário para todos.
Sobre o Diário Azul:
O Diário Azul, um projeto inspirador da Causa Nobre, abre as páginas para um mundo muitas vezes incompreendido: o autismo. Com o objetivo de informar e promover a inclusão, a iniciativa idealizada por Igor Bueno e Ana Carolina Bueno apresenta uma coleção de livros que dão voz a autistas, familiares, profissionais da saúde e educação.
O Diário Azul é um convite à reflexão e à mudança de perspectiva. Nas páginas deste projeto você conhece um universo de superação, resiliência e amor, e a fazer parte de um movimento que busca construir um futuro mais inclusivo para todos.
Respostas