Conversa de especialista: Dr. Abram Topczewski revela criação do Notea e a importância para o autismo
Em entrevista exclusiva à Endopure Academy, Dr. Abram Topczewski, renomado especialista, compartilhou detalhes sobre a criação do projeto Notea – Núcleo de Orientação para o Transtorno do Espectro Autista, e sua importância crucial para o autismo.
A gênese do Notea: uma resposta à preocupação dos pais
O Dr. Topczewski explicou que a ideia do Notea surgiu a partir de anos de experiência em seu consultório, onde observou um aumento significativo no número de pacientes com autismo. “O que mais nos chamava a atenção era a preocupação dos pais com o futuro de seus filhos, principalmente em relação a quem cuidaria deles caso algo acontecesse”, relatou.
Inspirado por essa necessidade, o médico visitou clínicas especializadas em Israel e na Califórnia, buscando modelos de tratamento e residências para autistas. Posteriormente, ao retornar ao Brasil, a visão de criar um residencial para adultos e adolescentes com autismo se consolidou.
Notea: um lar e um futuro
O objetivo do Residencial Notea é oferecer um tratamento humanizado, focado na socialização e, sobretudo, na promoção de uma vida mais próxima do “normal” para seus residentes.
“Muitos pacientes com autismo ficam confinados em casa, sem interação social. Alguns até são amarrados, o que é traumático”, lamentou o Dr. Topczewski.
Um projeto para a sociedade
O médico ressaltou que o Notea não é apenas um projeto pessoal, mas sim uma iniciativa para toda a sociedade. “Estatisticamente, 50% dos autistas são totalmente dependentes. Outros 30% precisam de cuidados parciais”, explicou. “Com o tempo, os pais envelhecem e enfrentam dificuldades para cuidar de seus filhos. E sabemos que, na maioria dos casos, ninguém além da família assume essa responsabilidade.”
O Notea visa oferecer um ambiente onde esses indivíduos possam conviver em sociedade, mesmo que seja com seus pares, e ter uma vida digna, com acesso a atividades sociais, esportivas e de lazer.
LEIA TAMBÉM
Baixo de cânhamo: os bastidores da criação, o primeiro show e o impacto na indústria da música
Como Ajudar
Dr. Topczewski, portanto, convida a todos a abraçarem essa causa.
“Estamos buscando pessoas que possam contribuir mensalmente, mesmo com pequenas quantias, para mantermos um fluxo de caixa contínuo”, disse. “Também estamos abertos a filantropos e investidores que queiram fazer um investimento benemerente.”
Para o médico, o Notea é um projeto que interessa a todos. “Mesmo quem não tem um caso de autismo na família ou entre amigos, deve cooperar. É um projeto para a sociedade como um todo.”
Junte-se ao Dr. Topczewski e faça a diferença na vida de pessoas com autismo. Acesse o site do Notea para saber como contribuir.
Respostas