Medicina canabinoide é tema de evento científico

EndoPure Academy apoia realização do II Simpósio 1Pure de Canabinologia

Comprometidos com a educação médica, a 1Pure Brasil & Grupo EndoPure realizam o II Simpósio 1Pure de Canabinologia, dessa vez explorando o tema “Novas fronteiras da Medicina Canabinoide”. O evento será realizado no dia 30 de setembro, das 9h às 16h, no Hotel Laghetto Stilo Barra Rio, Rio de Janeiro (RJ).

Destinado exclusivamente a profissionais da saúde, são esperados cerca de 70 interessados em aprofundar seus conhecimentos sobre o uso medicinal e terapêutico dos canabinoides. A médica Juliana Bogado, coordenadora acadêmica da plataforma de aprendizagem EndoPure Academy, afirma que cada vez mais profissionais reconhecem a relevância desse tratamento e buscam iniciar seus estudos na área. “Percebo um crescente interesse dos médicos sobre o estudo da Canabinologia. Por isso, pretendemos garantir a realização de eventos sérios, que disseminam conhecimentos científicos, com profissionais capacitados. Nosso simpósio vai oferecer informações qualificadas para a classe médica e, consequentemente, ajudar mais pacientes que necessitam da terapêutica”.

O simpósio abrangerá uma variedade de temas, que vão desde a base científica dos canabinoides até as mais recentes aplicações clínicas, enfatizando tanto os benefícios como os desafios do tratamento. Ao longo do dia, serão ofertadas seis palestras com o neuropediatra Mauro Lins, a neuropediatra Héllè-Nice Haddad, o pediatra Hugo Werneck, a psiquiatra Lara Reskalla, o neurologista Ibsen Damiani, e a própria coordenadora Juliana Bogado.

Além da oportunidade de aprendizado, a possibilidade de interação com colegas que possuem experiência prévia na prescrição de canabinoides é uma vantagem significativa. “Estou com uma expectativa enorme para o evento! Acho que vai ter muita troca de experiência, muita troca de conhecimento sobre o uso do CBD. É fundamental o médico começar a estudar o canabidiol, pois ele é um dos poucos profissionais que pode, além de prescrever, fazer o acompanhamento sistêmico desse paciente em diversas áreas”, destaca o palestrante Hugo Werneck. Também o médico Mauro Lins, neuropediatra com ampla atuação em canabinologia, vai compartilhar suas experiências no tratamento de questões de desenvolvimento e comportamento na infância, principalmente na área de autismo, e outras questões comportamentais. Para ele, a canabinologia ainda é pouco divulgada e é preciso falar muito sobre o sistema endocanabinoide, já que ele é vital para nossa saúde física e mental. “Um sistema regulador extremamente importante, e que geralmente é pouco abordado nos ensinos de graduação, não há aprofundamento. Há pouca divulgação da experiência dos médicos com esse tipo de prescrição e sucesso na prática clínica, já que os estudos científicos ainda são muito limitados, pela sua própria natureza, pela dificuldade de estudos científicos mais adequados, como ocorrem em várias áreas da medicina, para vários medicamentos. Isso não é uma exclusividade do canabidiol. Então, é muito importante que os colegas médicos sejam expostos a esse tipo de informação, principalmente com o respaldo que já temos e com a experiência clínica dos profissionais que já atuam nessa área há bastante tempo, com sucesso e segurança no uso”, ressalta o médico.

Artigos Relacionados

Respostas